Marcos Gorinstein

 

Marcos Gorinstein é faixa preta de jiu jitsu graduado pelo Mestre Vinicius Aieta da academia Gracie Tijuca, filial da academia Gracie Humaitá no Rio de Janeiro.

 

Começou a praticar jiu jitsu em 1996 aos 16 anos de idade, com seu primeiro professor, Marcelo Machado. Pelos próximos anos teve a chance de aprender em uma das melhores academias de jiu jitsu no Rio de Janeiro. Grandes personalidades do mundo do jiu jitsu também foram formadas na mesma academia, sob a mesma filosofia.

 

Após quatro anos na Europa, em 2010, se mudou para Israel e continou treinando na filial israelense da academia Gracie Humaitá com o professor Moshe Kaitz, de quem recebeu a sua faixa marrom.

 

Há quatro anos atrás, após concluir o curso de instrutores do Insituto Wingate em Israel, Marcos começou a dar aulas de jiu jitsu para crianças, adolescentes e adultos.

 

Em outubro de 2015, no Brasil, foi recebeu a faixa preta das mãos do seu mestre Vini Aieta.

 

Por mais de 20 anos jiu jitsu é parte de sua vida. A partir do momento em que você conhece o jiu jitsu é impossível deixá-lo.

 

Marcos é graduado em Ciências Sociais e fez pós-graduação pela UFRJ. Morou em Londres onde obteve um certificado em Relações Internacionais pela Universidade de Londres. Atualmente é estudante de mestrado no Departamento de Estudos Latinos e Romanos na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Mestre Vinicius (Vini) Aieta

Vinicius Aieta começou a treinar jiu jitsu com Rilion Gracie em 1985. Quando Rilion se mudou para Florianópolis, Vini começou a treinar com Royler Gracie, por quem foi graduado à faixa preta em 1995. Em 1996 Vini começou a dar aulas na academia Gracie Tijuca com Saulo Ribeiro e Marcelo Machado, assumindo a academia alguns anos depois.  

 

Entre 1996 e 1999, junto com Saulo, formou grandes lutadores e a Gracie Tijuca virou uma referência do jiu jitsu no Brasil e no Mundo. Também dá aulas particulares no QG da Gracie Humaitá.

 

Vini também é conhecido pelo seu vasto conhecimento das técnicas. Seus alunos o chamam de “enciclopédia” do jiu jitsu, sempre achando uma forma suave para enfrentar situações difíceis em uma luta. E ensinando aos seus alunos a levar essa filosofia para a sua vida também.

Em uma entrevista a um site de jiu jitsu, Vini definiu seu método de ensino: “Eu nunca foco meu trabalho em formar atletas porque isso é natural. Meu principal objetivo é ensinar a quem não é atleta a se defender”.

Mestre Royler Gracie

Filho do Grão-Mestre Hélio Gracie é faixa coral, sétimo grau em jiu jitsu. Também é faixa preta de Judô. Como membro da família Gracie, o jiu jitsu pode ser achado em seu DNA.

 

Royler competiu como faixa preta por mais de 20 anos. É quatro vezes campeão mundial de jiu jitsu, três vezes campeão do ADCC e duas vezes campeão pan americano.

 

Royler foi professor por muito tempo do QG da Gracie Humaitá com seu irmão Rolker e também formou muitos campeões.

 

Em 2000 se mudou para São Diego, Califórnia, onde dirige uma academia e viaja constantemente pelo mundo fazendo seminários da arte criada pela sua família.

Grão-master Hélio Gracie
 

Hélio Gracie e seu irmão Carlos criaram o Gracie Jiu Jitsu, desenvolvendo a arte japonesa e possibilitando dar a uma pessoas com menos recursos físicos a se auto-defender.

 

Hélio nasceu em Belém do Pará, no norte do Brasil, em 1 de outubro de 1913. Seu irmão mais velho, Carlos, treinava judô com Conde Koma, um mestre japonês que imigrou para o Brasil. Hélio não praticou artes marciais até os 16 anos, mas sempre assistia as aulas do seu irmão.

 

Em 1929, já no Rio de Janeiro, Hélio entra para o mundo das artes marciais. Carlos havia se atrasado para uma aula particular e Hélio deu a aula em seu lugar. Depois da aula o aluno disse a Carlos que gostaria que Hélio continuasse a ensiná-lo.

 

Rapidamente Hélio percebeu que ele tinha dificuldade em realizar algumas das técnicas em função do seu físico e desenvolve o que hoje é conhecido como Gracie Jiu Jitsu ou o jiu Jitsu brasileiro. Dedicou a sua vida a desenvolver e promover o jiu jitsu pelo Brasil.

 

Hélio fez 20 lutas. Teve 10 vitórias, 8 empates e 2 derrotas.

 

Morreu em 29 de janeiro de 2009 aos 95 anos no Rio de Janeiro.

Marcos Gorinstein - Brazilian Jiu Jitsu

Marcos Gorinstein - 052-6646037